Fitness e Dieta

Refrescantes e deliciosos: Sucos Detox!

Você já deve ter ouvido falar disso: suco detox. Eles são, geralmente, acompanhados pela promessa de emagrecer rápido, diminuir a barriga e deixar você esbelta para o verão. Só que, na verdade, ele vai muito além disso! Esse tipo de bebida é favorável para o corpo porque o suco detox é uma bebida que apresenta componentes que favorecem a limpeza hepática, potencializando a eliminação de toxinas que sobrecarregam o nosso organismo.

A detoxificação é muito mais que apenas para melhorar a prisão de ventre, a pele e ajudar no emagrecimento, ela prioriza o consumo de alimentos nutritivos e ervas medicinais que auxiliam na eliminação de toxina, sendo sucos que contém alimentos funcionais ricos em fibras, vitaminas, minerais e fitonutrientes com propriedades antioxidantes, que são essenciais para o nosso organismo. É sempre muito importante lembra que apesar do suco detox ser muito bom, tudo em excesso pode fazer mal. Algumas dietas detox envolvem passar dias ingerindo somente líquidos e isto pode causar uma série de problemas para a saúde: excluir alimentos sólidos e colocar apenas líquidos faz com que o fígado trabalhe mais, uma vez que ele terá que conseguir energia de alguma maneira. E, apesar de possuírem nutrientes e trazer benefícios, apenas uma dieta líquida é pobre em calorias, o que pode acabar acarretando em desmaios, dores de cabeça, pressão baixa, e outros sintomas prejudiciais.

Já tendo claro que é, basicamente, a limpeza do fígado e que procura eliminar as toxinas que captamos (seja pelo ar poluído, alimentos contaminados, aditivos alimentares, gorduras e etc.) através da urina, das fezes e da bile, já sabemos que isso facilita a melhora no processo de emagrecimento e diurese. Contudo, ainda que a limpeza hepática seja um método efetivo para perder peso, não se deve realizar de maneira inadequada ou apenas para tal fim. Antes de realizar o tratamento é bom consultar um médico para que você se informe sobre os ingredientes que pode ou não consumir. Lembre-se que não serve para curar doenças ou complicações hepáticas. E não abusar da limpeza, porque também não é bom para sua saúde!

O mais importante é você lembrar que sucos detox (ou sucos verdes) não são apenas uma mistura de ingredientes. Não vá misturar tudo o que têm em casa achando que isso vai fazer bem, porque nem sempre isso acontece e pode inclusive ter excesso de fibras. Bem diferente do que alguns imaginam: é o equilíbrio de ingredientes que é o mais importante, e não sua quantidade! A funcionalidade de cada um desses ingredientes é o que nos dá o resultado desejado.

Sucos com pepino, por exemplo, são excelentes para quem deseja perder peso – facilita na digestão, tem propriedades calmantes e laxantes, além de ser diurético. Os sucos que levam pimenta e gengibre também auxiliam na perda de peso porque são termogênicos, e consequentemente, aceleram o metabolismo e auxiliam no processo de queima de gordura. Uma pesquisada rápida na internet faz com que você saiba quais as propriedades para os sucos através das frutas e verduras e consiga combiná-las para preparar um bom suco! E como não podia deixar de ser, trouxe para vocês algumas receitinhas (as que mais gosto!)

DETOX DE ABACAXI E COUVE

  • 100 ml de água gelada
  • 1 rodela de pepino
  • 1 fatia de abacaxi
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 1 folha de couve

Para consumo, basta bater tudo no liquidificador. abacaxi contém vitaminas C, betacaroteno e Vitaminas do complexo B e minerais como cálcio: manganês, potássio e ferro e fibras. O pepino como já citado anteriormente facilita na digestão e o gengibre é o responsável por trazer o aceleramento na queima de gordura.

SUCO DETOX DE MELANCIA

  • 3 a 4 Fatias de melancia
  • Linhaça triturada (uma colher de chá)
  • Gengibre ralado (uma colher de chá)
  • 200ml de água gelada.

Retire as sementes e a casca da melancie, corte-as em cubos. Bata tudo no liquidificador e corre pro abraço. Essa receita tem mais de 90% de água em sua composição e por isso hidrata o corpo e faz uma faxina natural no organismo. Além disso, contribui para um melhor funcionamento dos rins. Também é rico em fibras e a presença da linhaça ajuda na redução do colesterol, melhora a pressão arterial, regula o intestino e diminui o inchaço.

SUCO DETOX DE MARACUJÁ

  • 2 Maracujás
  • 2 Limões
  • 150 ml de água
  • Gengibre ralado
  • Meia xícara de couve picada
  • 1 Hortelã.

Adicione no liquidificador o suco de dois maracujás sem semente e sem casca, suco de dois limões, uma colher de sopa de gengibre, a hortelã e a couve. Bata tudo e sirva a receita gelada em seguida. O Maracujá é uma fruta rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina A, ferro, cálcio, fosforo e fibras. É um suco bem gostoso, especialmente se estiver bem geladinho!

SUCO DETOX DE MAÇÃ VERDE

  • 2 maçãs verdes
  • 400ml de água gelada
  • 1 colher (sopa) de linhaça
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 2 folhas de couve sem o talo
  • Gengibre ralado (1 colher de chá)

É fácil, também. Para consumo, basta extrair da maçã as sementes e ralar o gengibre – uma opção também é você triturar a linhaça. Você vai bater tudo no liquidificador e servir! Se você quiser menos suco do que os 400ml (essa receita é da Bela Gil e eu particularmente gosto de tomar isso mesmo de manhã), você pode diminuir a quantidade de 2 maçãs para 1 e de 400, para 200ml de água.

Lorena Schveper

Catarinense, teimosa por natureza. Metida a escritora e psicóloga, às vezes fazendo bico na arte de procrastinar. Bookaholic desde que se entende por gente, encontrou nas palavras a arte de amar. Tagarela que lê de tudo, até bula de remédio. Designer, unicórnia, cacheada, apaixonada por café. 🦄❤️

21 Comentários

      1. O bom é você sempre procurar as fontes de vitaminas e fibras, e o ideal também é encontrar as frutas que você gosta. Uva, maracujá, morangos, por exemplo, não são tão utilizados quanto o abacaxi ou o suco apenas de pepino, mas é importante dosar esse equilíbrio.

      1. A dica pra vencer essa preguicinha é que você pode congelar! Aqui em casa eu congelo tanto em porções separadas em saquinhos para só jogar tudo no liquidificador e ser feliz quanto faço o suco e depois coloco em forminhas de gelo e depois só adiciono água o suficiente para um copo e umas duas pedrinhas do suco congelado. 🙂

      1. AMIGA, CORRE PRO ABRAÇO! Fiz a bariátrica há 3 anos, e desde então é sempre a preocupação desesperadora pelo aumento! Tô agora com um suplemento vitamínico e a vitamina D, a b12 é injetável. O de maracujá é muito gostoso, mas o de melancia é meu favorito, junto com o de abacaxi. ♥

      1. Também já pensei que Detox servia exclusivamente pra isso. Aí, como estou com pedras na vesícula, precisando tomar mais cuidado com o corpo e ter a dieta balanceada, sempre dou uma olhada nas receitas. Sobre o gengibre, uma boa que você pode fazer é substituir por um pouco de pimenta-do-reino que também é termogênico! Se for o suco de abacaxi, pode adicionar hortelã e vai dar um gostinho mais delicioso. 😉

      1. Sim! O bom é que os sucos são simples de fazer; consequentemente, o de maçã e o de maracujá não são tão assustadores assim para quem tá começando agora, né? Porque uma coisa que eu ficava com nariz franzido era a aparência do negócio, hahahaha.

    1. Nossa. Muito bem explicadinho o seu post ! Eu to querendo tomar suco detox há um tempo mas ainda não tive coragem … o gosto não parece muuito bom hahaha vou tentar uma dessas receitas que você falou! Curiosa pela de melancia.

      1. Obrigada, Gabriela! 😀 Ele tem uma aparência bem “meh”, mesmo, mas ele é gostoso. Ou, pelo menos, dependendo do sabor que você faça. No comecinho, era bem estranho porque ficavam alguns fiapinhos da couve, mas é essencial porque as fibras e vitaminas vêm daí, então super vale a pena. Testa o de melancia e me diz como ficou <3

    1. Olá!
      Eu fazia o suco de couve com gengibre. Não tinha um gosto muito bom, mas ele desentoxicava que era uma beleza. Agora, gostei de saber dessas receitas novas. Já quero fazer o de abacaxi, deve ser uma delícia!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




@sereianda