Fitness e Dieta Receitas fit

SNACKS FIT: saudáveis, rápidos e feitinhos em casa!

Calma, calma. Não são aqueles chips industrializados que são pouco saudáveis para a saúde – esses são ótimas substituições para as pessoas que, assim como eu, são naturalmente ansiosas, ou simplesmente gostam de um snack gostoso na hora do lanche da tarde e precisa ser algo rápido. Trabalhar em casa é ótimo, mas quando se trata de tempo, é válido lembrar que ele significa dinheiro, o que por sua vez, praticidade. Então senta aqui comigo, já vai olhando aí na sua geladeira o que tem por aí e ‘bora pro fogão! Mas, calma, gente. Se vocês não sabem ou simplesmente não gostam de cozinhar, saibam que só vão precisar do forno. Sem complicação, sem estresse, e o melhor de tudo é gostoso.

CHIPS DE BATATAS

Não querendo ser tendenciosa, mas tinha uma coisa que eu simplesmente amo são chips de batatas. Claro, às vezes eu me rendo sem querer e acabo comendo um ou outro salgadinho industrializado com as batatinhas – ou as fritas mesmo, socorro -, mas na maioria das vezes, opto por fazer esses chips de batatas que são ma-ra-vi-lho-sos.

Você vai precisar de
  • Batatas
  • Azeite de oliva
  • Temperinhos (da sua preferência)

Como preparar: sem mistérios, juro. Você vai simplesmente cortar as batatas em rodelas bem fininhas. Uma boa pedida é você mergulhar as batatas em água com gelo, deixar uns minutinhos e depois, ao retirá-las, secá-las bem com panos secos ou papel toalha. Depois, é só colocá-las bem distribuídas, jogar um filete de azeite de oliva e temperar! Geralmente, eu gosto de diversificar. Um dia utilizo sal e pimenta, outro dia utilizo ervas finas, no outro só o sal, outra vez com um pouco de parmesão, para dar aquele saborzinho diferente! E você pode, ao invés de usar batatas inglesas, usar batata doce, que fica igualmente gostosa. Tempo de forno: assar em forno pré-aquecido em temperatura média (200°C) até dourar por mais ou menos 20 minutos.

CHIPS DE CENOURA

Cenoura é uma coisa que eu particularmente também adoro. É gostosinha, tem um sabor bom, mas pode se tornar extremamente enjoativa se fizer com frequência da mesma forma. O pulo do gato é que você pode fazer ela como preferir – cortá-las em rodelas ou palitinhos finos. Particularmente, prefiro os palitinhos. E às vezes até faço algum molho mais leve pra acompanhar.

Você precisa de
  • Cenouras
  • Temperos
  • Sal
  • Pimenta

Como preparar? Enquanto você deixa o seu forno pré-aquecendo em 200ºC, aqui o segredo é você escolher como vai temperar. Jogando um pouco do azeite de oliva nas cenouras, mexa elas para que fiquem mais molhadinhas. Em seguida, coloque o sal e a pimenta e depois complete com os temperos. Minha maior preferência são as ervas finas que, particularmente, ficam bem com qualquer coisa. O tomilho também é um temperinho carta-branca que fica muito gostoso, assim como o coentro ou até mesmo manjericão. Ainda tem a opção de você adicionar óreganosalsinha ou qualquer outra coisa que você goste! Tempo no forno: 30 minutos. Se perceber que ainda não estão “no ponto”, o ideal é deixá-las um pouco mais, em uma temperatura menor, por mais uns 10-15 minutos. O segredo das cenouras é cobri-las com papel alumínio.

CHIPS DE ABOBRINHA + PARMESÃO

É o que eu menos faço – porque simplesmente eu não sou a maior fã de abobrinha. Mas, apesar de tudo, eu gosto. A abobrinha é gostosa quando assada, e com um salzinho e o azeite extra-virgem fica espetacular.

Você vai precisar de:
  • 1 abobrinha
  • Sal (a gosto)
  • Alho em pó (1 colher)
  • 1 ovo
  • Parmesão (3 colheres)
  • Farinha de Rosca (2 xícaras)

Lave as abobrinhas, corte em fatias bem finas e enxugue-as. Uma boa sugestão principalmente para as abobrinhas é usar algum cortador, se você tiver, para que as fatias fiquem bem finas, mesmo. De preferência, inferior a meio centímetro de espessura.  Já deixe o forno pré-aquecido a 200ºC, e quando secá-las bem, misture o parmesão com a farinha de rosca e o alho em pó – e se quiser, vale arriscar mais temperos como pimenta, por exemplo. Em seguida, bata o ovo e mergulhe as abobrinhas, passando-as em seguida na mistura de farinha de rosca com o parmesão e depois espalhando-as pela forma. O maior problema é que ela pode grudar facilmente e você acabar perdendo essas maravilhas, então é válido usar uma forma antiaderente, tapetinho de silicone ou papel manteiga, só para evitar que fique grudado na forma. Algumas vezas eu uso parmesão com orégano ou então com tomilho. Fica maravilhoso! É baratinho, gostoso, rápido. Fique atenta(o) com relação ao tempo de forno 15-20 minutos, (200ºC) e  na metade do tempo, dê uma virada para que asse igualmente os lados.

GRÃO DE BICO CROCANTE

O Grão de Bico não é um dos meus alimentos preferidos, mesmo sabendo que ele é rico em proteínas. E embora o preparo seja demorado, essa receitinha é particularmente uma das que eu gosto porque eu sou meio que a #AlokDoAmendoim, sabe? Vai bem com qualquer coisa, em qualquer hora e o grão de bico meio que substitui fácil.

Você vai precisar de
  • Grão de Bico (Uso 2 xícaras)
  • Azeite extra-virgem
  • Sal marinho (1 colher de chá)
  • Cúrcuma (1 colher)
  • Páprica doce (1 colher)
  • Temperos de sua preferência (tomilho, manjericão, salsinha, alecrim, etc.)

COMO PREPARAR? É uma das receitinhas mais complicadas, porque você precisa deixar o grão de bico de molho na água por 8 horas (pode até ficar um pouco mais, mas não exceda as 12 horas de molho). Em seguida, coloque em uma panela e deixe cozinhar por uns 20 minutinhos com a tampa fechada. Mas, uma vez que essas horas passaram, você deve escorrê-los bem, e depois, misture com 1 filete de azeite de oliva extra-virgem, e depois adicione os temperos. Você pode usar a criatividade: usar páprica, usar alecrim, curry, alho em pó. Aqui o segredo é você deixar ele bem gostoso porque o sabor importa e ele é essencial, especialmente se você não gostar tanto de grão de bico! 😅 Depois disso, é só você colocá-los no forno, pré-aquecido em 200ºC e deixe-os lá por 30 minutos. É demorado? Infelizmente. Mas vale muito a pena, juro! Depois, é só você ir comendo assistindo aquele filme que você gosta ou enquanto trabalha! Você ainda pode fazer e guardá-los em potinhos de vidro para conservar e poder ir comendo quando der vontade! 

Ufa! Agora chega de desculpas pra você fugir da dieta, né? Com essas receitas que eu sinceramente recomendo, ninguém precisa passar vontade de comer aquele lanchinho. Quando morava com minha mãe, gostava até de fazer durante o dia e atacar à noite porque eu tinha o horário totalmente desregulado e nas madrugadas me dava alguma fominha enquanto trabalhava! E aí, gostaram? Têm alguma sugestão de lanchinhos que não foi citado aqui? Conta pra mim, vai! Gostou e já tentou alguma dessas receitinhas? Manda foto, você pode me marcar lá no instagram (@lorenaschveper❤️🍳 

Lorena Schveper

Catarinense, teimosa por natureza. Metida a escritora e psicóloga, às vezes fazendo bico na arte de procrastinar. Bookaholic desde que se entende por gente, encontrou nas palavras a arte de amar. Tagarela que lê de tudo, até bula de remédio. Designer, unicórnia, cacheada, apaixonada por café. 🦄❤️

Posts Relacionados

2 Comentários

    1. Oii Lorena, tudo bem?

      Estou com insônia lendo o seu post, advinha quem ficou com fome agora de madrugada? Hahah foi tentar fazer o chips de batata, vou fazer com a normal, pois não sou muito fã de batata doce. O de grão de bico parece muito bom também! Quero muito ver novas receitas assim por aqui.

      Beijos

    1. Oii Lorena, tudo bem?

      Estou com insônia lendo o seu post, advinha quem ficou com fome agora de madrugada? Hahah foi tentar fazer o chips de batata, vou fazer com a normal, pois não sou muito fã de batata doce. O de grão de bico parece muito bom também! Quero muito ver novas receitas assim por aqui.

      Beijos .

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




@sereianda