Fitness e Dieta

Quer emagrecer? Beba água!

Que tomar água é muito bom para o nosso organismo, todo mundo já sabe, afinal sempre que a NASA resolve investigar algum planeta já vão direto atrás de água, porque água é sinônimo de vida. Para realizar praticamente todas as funções do nosso corpo é preciso água. No dia a dia perdemos de 1,5 a 2 litros do líquido apenas com urina, suor, fezes e até lágrimas.

Eu ouvi uma vez em um dos meus treinamentos como Health Coach que quando tomamos pouca água o nosso corpo precisa retirar o líquido de algum lugar para desenvolver as suas funções e sabe qual é o maior reservatório de água que temos? As fezes! Sim, o corpo vai buscar água nas fezes para realizar as funções que ele precisa para você continuar vivendo. Já pensou nisso? Ter água de cocô circulando dentro de você??? Eu quase vomitei quando ouvi isso, mas pode ter certeza de que agora eu bebo muito mais água do que costumava. Espero que aconteça o mesmo com vocês.

Beber água trás inúmeros benefícios para o nosso corpo. Ela tem papel fundamental em todas as funções enzimáticas do nosso organismo, hidrata a parede do intestino, fazendo-o funcionar melhor (adeus, intestino preso!), faz uma verdadeira faxina nos nossos rins, mandando para fora o excesso de sais, daí os inchaços diminuem! Ela também favorece a absorção de nutrientes responsáveis pela hidratação da pele, inclusive prevenindo rugas. Não existe um milímetro do nosso corpo que não precise de água – e eu imagino que, assim como eu, vocês não querem água de cocô circulando dentro de vocês.

Mas porque a água ajuda a emagrecer?

Porque ela faz o nosso corpo funcionar direito! Não se deixe enganar pela balança, muitas vezes você pode estar fazendo uma dieta louca super restritiva que ao invés de fazer com que você perca gordura só está eliminando muita água e queimando músculos (massa magra). Assim você pode até ver o numerozinho da balança diminuindo, mas vai ficar com aquele aspecto de falsa magra que eu já falei: de roupa é fininha e linda, de biquíni existem vários pontos de gordurinhas localizadas que não foram queimadas porque você queimou músculo ao invés de gordura. Não caiam nessa! Coma de tudo com moderação e beba água!

tomar água ajuda a emagrecer vacas magras amanda inácio 01

Além disso, tomar bastante água ajuda na sensação de saciedade, o que faz com que a gente ingira menos calorias (apenas o necessário). Sabia que muitas vezes quando estamos com fome, na verdade é sede? Nosso corpo é meio burrinho para separar as sensações às vezes, então antes de atacar a geladeira experimente tomar um copo de água! Ah, mas não fique muito tempo sem comer. Já sabe, né? O ideal é de 3 em 3 horas, para manter o metabolismo funcionando direitinho.

Não espere a sede chegar

Só sentimos sede quando o nosso corpo já está com falta de água. Sentir sede já é um princípio de desidratação, sabia? Uma boa forma de evitar isso é encher uma garrafinha e criar algumas metas. “Vou tomar uma até o almoço”, aí depois do almoço você enche a garrafinha de novo. Ou coloque um despertador no seu celular que te lembre de tomar água a cada uma ou meia hora. Se você trabalha muito tempo sentada, que tal abolir o uso da garrafinha e levantar para tomar água cada vez que o celular apitar? Assim você mata dois coelhos de uma vez já aproveitando pra manter o corpo em movimento.

Outra dica: é super importante tomar água antes de dormir, porque você vai passar horas sem se hidratar. De manhã, logo que acorda também ajuda demais a manter o organismo funcionando direitinho. Tente um copo antes de ir para a cama, e um ao acordar, em jejum. Assim que eu comecei a beber mais água no meu dia a dia.

Mas qual a quantidade ideal?

Você certamente já deve ter ouvido falar dos dois litros por dia. Esse na verdade é um arredondamento, uma sugestão mas que pode variar de caso a caso. A verdade é que não existe uma quantidade exata, depende muito das atividades físicas, clima, peso, dieta, metabolismo, etc. O ideal é prestar atenção na cor do seu xixi. Quanto mais clarinho ele estiver, melhor. Xixi escuro ou com odor forte é sinal de pouca água.

Quer uma continha rápida para ajudar a ter uma ideia do quanto consumir? Multiplique seu peso por 35 (isso significa que é uma boa ideia consumir 35ml para cada quilo de peso). Essa é uma boa dica para quem não sabe por onde começar, mas pra mim, o resultado seria 1,6 litro – e eu posso assegurar que bebo muito mais do que isso por dia e me sinto ótima!!

Amanda Ignis

Meu nome é Amanda Ignis, mas pode me chamar de Am. Sou uma sereia do Atlântico Sul. Filha de Hermes da Lufa-lufa, nasci no Distrito 4, escolhi a Audácia e caço demônios no meu tempo livre.

10 Comentários

    1. Geralmente eu bobo bastante água, só quando o tempo está mais pro frio que pra mim é mais difícil! Porque acabo me esquecendo. Mas vou comprar um copo ou uma garrafinha térmica pra ficar sempre a mão e eu não me esquecer! Porque água é vida mesmo! Melhora tudo!

      Beijinhos 🙂
      Bru Santos ♥
      http://www.queseame.com

    1. Amo beber água e quanto a isso, não tenho muito problema, porque devo beber mais de dois litros por dia. Como meu cotidiano se resume a ficar no escritório, eu encho minha garrafinha de água e fico bebendo o tempo todo hahaha. Sem falar que quando você tem uma garrafinha bonitinha, sempre te motiva a beber mais água.

    1. Estava eu linda e maravilhosa [sqn] lendo o post, lembrando que um dos meus desafios pra 1001 dias é ter uma vida mais ativa/saudável, e lembrando que eu PRECISO MESMO tomar mais água. Daí eu vejo essa frase: ” (…) o corpo vai buscar água nas fezes para realizar as funções que ele precisa para você continuar vivendo. Já pensou nisso? Ter água de cocô circulando dentro de você???”. E pronto. Vou copiar isso, emoldurar e deixar em todos os cantos visíveis da minha casa, pq olha… ‘Cê me traumatizou legal, parabéns, Am!! (Sério, vou ter pesadelo com isso).
      De toooda a forma… Meu problema é mais com a retenção de líquidos. Bebo água que nem uma condenada, porque sempre tive o hábito e MESMO ASSIM eu retenho. Mesmo assim, eu tomo bastante chá diurético e isso ajuda, muito mesmo. <3 Adorei o post – e amo essas postagens porque me inspiram… Mesmo que tenha me traumatizado muito, bêzo.

      1. Hahahaha, a ideia era traumatizar mesmo!! Tenho certeza que agora você vai beber muito mais água do que de costume! Chá diurético também é ótimo, mas água mesmo não deixa de ser essencial (eu também fiquei traumatizada quando ouvi isso. Nem precisa espalhar a frase pela casa, tenho certeza de que você vai lembrar, hahaha!
        Beijos, linda!!

    1. Essa parte do corpo buscar água nas fezes eu n sabia. Chocada!
      Sempre tento beber bastate agua mas esses dias quase n ando bebendo, mas vou voltar a rotina da água

      1. Pois é, quase vomitei quando me contaram isso (e bebi acho que uns dois litros de água de uma só vez, hahaha)
        Beijos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




@sereianda